O que é a ionização da água de piscinas?

Hits: 1

A ionização da água é uma solução que reduz a aplicação de químicos, como o cloro, e que por isso também é amiga do ambiente. Os benefícios de tratar a agua da piscina através da ionização são de várias ordens e vão desde os ligados à saúde e qualidade de vida, aos ecológicos, e ainda os de natureza económica. O sistema Hidrion permite reduzir substancialmente os gastos com a manutenção da piscina. A ionização é um processo que permite a um elemento ganhar ou perder electrões. Na célula de ionização são liberados iões metálicos com carga positiva que vão destruir as contaminações de natureza orgânica (bactérias, algas e fungos) com carga negativa.
Ionização da água
O teor de cobre que recomendamos na água da piscina é de 0,3 a 0,5 mg/l, valor bastante inferior ao da água potável que, segundo a Organização Mundial de Saúde, tem como limite os 2,0 mg/l. A Environment Protection Agency define o valor de 1,3 mg/l como máximo. Do ponto de vista eléctrico, a ligação aos eléctrodos, único ponto de contacto com a água, é em corrente contínua e no máximo de 24 Volts.

Vantagens da ionização da água

Saúde

A Organização Mundial de Saúde, no guia para a qualidade da água potável, recomenda um nível máximo de iões de cobre de 2 ppm, que é o valor adoptado para a União Europeia. O teor de cobre recomendado por nós para a água da sua piscina é de 0.3-0.5 ppm. A ionização da água previne problemas respiratórios tipo asma, alergias, irritações da pele, dos olhos e das mucosas; reduz o risco de cancro associado aos subprodutos do tratamento com cloro.

A ionização da água é boa para o meio ambiente também.

Em piscinas públicas, entre 60 e 70% permitindo um nível muito baixo de cloro combinado. A ionização com iões de cobre permite reduzir drasticamente os níveis de cloro, que contribui para a destruição da camada de ozono: entre 90 e 95% em piscinas privadas. Além outros oxidantes como bromo, oxigénio activo, etc. Permite aproveitar a água da piscina para regar o jardim sem qualquer impacto ambiental, por se tratar de uma água sem químicos e sem sal, responsáveis pela destruição da relva e das plantas.
Ionização da água

Economia

A amortização do investimento ocorre em 2 ou 3 anos no caso de piscinas privadas (80m3) e em 1 e 2 anos no caso de piscinas públicas (300 m3), além de ser de baixo consumo energético equivalente a uma lâmpada de 7 Watts e baixo custo do kit de substituição de eléctrodos, o único consumível, que tem a duração média de 2 anos e tem um custo de aproximadamente 10% do valor do equipamento.

Segurança

A aposta na ionização reduz drasticamente os riscos associados ao transporte e manuseamento de produtos químicos perigosos. Possui certificação de segurança TÜV Rheinland em reflexo dos elevados padrões de qualidade, visando a protecção das pessoas e do ambiente. Quando Trocar a Areia do Filtro da Sua Piscina?

Comodidade

O processo é totalmente automático em simultâneo com a bomba de circulação da água da piscina e deste modo permite ausentar-se de casa sem preocupações. Com isso, reduz esforços logísticos associados ao transporte de químicos e/ou a reposições frequentes destes produtos. A Hidrion é uma empresa com 20 anos de mercado e possui equipa especializada para realizar a manutenção de piscinas e indicar os melhores acessórios para o seu lazer. Entre em contacto connosco e faça um orçamento gratuito.